Terapia Individual é um tratamento que tem por objetivo ajudar o paciente à obter autoconhecimento e perceber-se como uma pessoa ativa, com escolhas e capaz de modificar o que lhe faz sofrimento para que tenha uma vida mais plena e consciente.
Muitas vezes com o tempo, o relacionamento dos casais acaba se desgastando, seja pela falta de diálogo, incompatibilidade, ou dificuldade de se adaptar e aceitar o outro como um ser diferente e que está em constante modificação.
Principalmente nesta fase da pandemia do Covid, muitos casais estão trabalhando em casa e não existe separação entre vida pessoal e trabalho, os espaços estão mais limitados e os conflitos mais presentes.
A terapia se concentra em atuar na mediação de conflitos conjugais dando enfase as espectativas, crenças, e atribuições de cada um.
A terapia da 3ª. Idade ajuda a compreender as marcas deixadas pelo tempo, dando suporte e ferramentas necessárias para evitar o adoecimento ou trata-lo caso a doença ja tenha ocorrido. As sessões tem com o objetivo ajudar na autoestima e ir em busca de sonhos ainda não alcançados. Os problemas mais comuns na 3ª. Idade são depressão, ansiedade, autonomia, síndrome do ninho vazio e luto pela mortes de familiares.
O acometimento neurológico de um paciente, muitas vezes ocorre disfunções multiplas ou incapacidade. Com frequencia demanda um trabalho multidisciplinar visando a reabilitação do paciente e acolhimento à família.
A depressão é a sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que pode levar a sintomas físicos e alterações comportamentais. A depressão pode acometer homens e mulhers de qualquer idade.
A depressão pode ser leve, moderada ou intensa. Depende do nível de depressão o tratamento pode ser uma combinação entre psicoterapia e medicamento, levando a uma melhora ou desaparecimento do quadro depressivo.
Os sintomas mais comuns de depressão são: insonia, ou sono excessivo, desequilibrio do apetite, baixa energia, baixa autoestima e dificuldades de cumprir atividades da vida diária.
Caracterizada por ataques de pânico inesperados e recorrentes.É uma ansiedade exacerbada que se reflete num medo profundo com sensação de morte. Durante o surto a pessoa tem sensações fisicas como taquicardíaco, sudorese, tremores, falta de ar, nausea, tontura e sensação de estar se distanciando de si mesmo.
As causas são variadas, pode ser por pré disposição, traumas, vivencia de luto, separação, desamparo, mudança de vida, trabalho, etc.
O tratamento psicológico consiste na restruturação cognitiva e identificação das causas estressoras, bem como lidar com situações de crises. Dependendo da frequencia e intensidade das crises o tratamento pode ser integrado com medicamento.
Sindrome de Burnout é um distúrbio psíquico causada pela exaustão extrema. Muitas vezes o Burnout está ligado a trabalhos exaustivos e excessivo que exigem perfeccionismo. A cobrança exacerbada de si mesmo e dos superiores, acabam impactando de forma negativa este profissional. Os sintomas mais comuns são: disturbio do sono, irritabilidade, falha na memória, agressividade, isolamento social, depressão, baixa autoestima, e diminuição da imunidade.
O tratamento através da psicoterapia, ajuda o paciente a identificar a causa do stress, usar técnicas desestressoras e conquistar qualidade de vida.
É um transtorno neurológico que tem como sintomas a falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Geralmente o TDAH tem início na infância e pode perdurar até a fase adulta. O transtorno pode contribuir para uma baixa autoestima, dificuldades na escola, no trabalho e de relacionamento.
A terapia comportamental cognitiva é a mais indicada para o tratamento de TDAH. O terapeuta ajuda na identificação das dificuldades e auxilia com técnicas que beneficiam o paciente no desempenho das tarefas escolares, trabalho e relacionamentos.
Social Media
reviver_psicologia